António Cunha
António Cunha

 

 

 

António Jorge Faria da Cunha, que se dedica à pintura a tempo inteiro, nasceu em Barcelos em 1965. Estudou na Escola Superior Artística do Porto (ESAP) e colaborou em exposições coletivas em Amarante, na galeria do primeiro claustro do Museu Amadeo de Sousa Cardoso e, no Porto, no Café Português Suave, Banco Espírito Santo de Lisboa e, como finalista da ESAP, na Cooperativa Árvore.

 1997 – Início da atividade como profissional

1998 – Edita o catálogo “Anjo caído”

2000 – Exposição na Galeria D.R.C. de Barcelos, Sala dos Azulejos do Museu de Esposende, Posto de Turismo da Póvoa de Varzim, III Bienal de Artes Plásticas da Maia e Galeria Municipal de Arte de Barcelos.

2001 – Exposição na Alfândega do Porto, promovida pela Fundação Portuguesa de Cardiologia; Galeria Whimsy Blue (West Broadway, Nova Iorque); Convento da Orada em Monsaraz.

2002 – Elabora conjunto de quadros para o Hotel Santana, em Vila do Conde, em colaboração com o arquiteto Pedro Matos.

2003 – Ilustra os livros para crianças “Gelado de Morango”, da Editora Margem e “No folhear das páginas”, cujos trabalhos deram origem a uma exposição  na Galeria Eugénio Torres, no Porto. Pintura mural no Restaurante Lezama, nas Docas de Alcântara (Lisboa).

2004 – Quadros para o andar modelo na Póvoa de Varzim, propriedade do grupo Monte & Monte, S.A.; Exposição no espaço Stock Design (Parque das Nações, Lisboa) e ilustração da capa de livro e exposição alusiva aos contos do autor Fernando Lopes

2005 – Quadros para a presidência do Grupo Monte  & Monte, S.A.

2007 – Encomenda do Estado Português para decorar oito salas do novo tribunal de Famalicão

2008 – Exposição nos claustros no antigo Convento do Desagravo, em Vila Pouca da Beira (Oliveira do Hospital).